sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Elson Martins é homenageado pelo Centro Acadêmico de Jornalismo da Ufac

Por Fátima Bandeira

 
O Centro Acadêmico de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) homenageou o jornalista Elson Martins, na noite desta quinta-feira, 13, durante a assembleia geral de sua diretoria. O nome do jornalista foi adotado como denominação para a entidade estudantil, que passa a se chamar Centro Acadêmico Elson Martins (Caem). 


O jornalista esteve presente com sua família durante a solenidade. Para o profissional, receber a homenagem representou o reconhecimento de sua atuação no jornalismo acreano. “Esse convite mexeu muito comigo porque é o reconhecimento pelo jornalismo que fiz, não cheguei a fazer jornalismo de faculdade. Me sinto privilegiado por ter sido testemunha e protagonista de um momento muito rico na história acreana”.
A escolha de Elson Martins se deu por sua trajetória na história do jornalismo acreano. Elson, juntamente com Sílvio Martinello, hoje diretor do jornal A Gazeta, fundou o jornal O Varadouro, nos anos 70. O jornal foi um grande representante do jornalismo alternativo, combatia a ditadura militar e a ocupação ilegal dos fazendeiros nos seringais acreanos. Elson Martins também foi correspondente do Estado de S. Paulo onde acompanhou as lutas dos povos da floresta e, com suas reportagens, lançou Chico Mendes na mídia nacional.


Muitos estudantes aprovaram a escolha de Elson para nomear o Caem. A estudante do primeiro período, Naide Caetano, disse que o nome é uma homenagem a um grande jornalista acreano. Para o estudante do quinto período, Walcimar Junior, a escolha do jornalista foi apropriada. “Com a carga de experiência dele no jornalismo, não vejo outra pessoa para ser homenageada”.
O acadêmico do quinto período, Caio Fulgêncio considera que Elson Martins representa muito para o jornalismo acreano e brasileiro. “O Varadouro é reconhecido também nacionalmente como um jornal de resistência naquele período que o Brasil passava. E como acadêmico, ter uma personalidade como ele sendo ‘padrinho’ do centro acadêmico é inspirador. Espero que a academia seja um lugar de criação de idéias e convicções como ocorreu com a equipe do Varadouro. Um lugar que a juventude possa ter voz e opiniões sérias”, ressalta.
Elson Martins afirmou que a formação especializada foi algo que não teve oportunidade de realizar e considera importante esse aprendizado. “Vocês têm o que me faltou, eu acho importante esse aprendizado da faculdade, mas eu acho também muito importante essa prática do jornalismo. O jornalista, mesmo nos dias de hoje, tem que suar a camisa, andar a pé, encontrar as pessoas comuns, ter um olhar diferenciado. O Acre tem uma história fantástica e tem muita coisa a ser explorada por nós que estamos aqui. E esse interesse pelo olhar local é importante para esses jovens que estão saindo hoje da faculdade”, declara o jornalista.

Diretoria do Centro Acadêmico Elson Martins toma posse

A diretoria do Caem tomou posse na noite desta quinta-feira, 13, em assembleia realizada na sala ambiente do bloco Wálter Félix. Durante a reunião, foi definido o texto final do Estatuto. As considerações feitas pelos alunos e professores foram discutidas por meio de votação e inseridas no documento.
O Centro Acadêmico Elson Martins (Caem) está composto da presidente Jeniffer Bruschi de Carvalho Pinheiro; secretária Maria de Fátima Bandeira de Souza; Amanda Borges Alves e Keyla Tomé Gama como tesoureiras e coordenadoras de Cultura e Eventos; Luan César de Oliveira e Maciel James dos Santos Oliveira a cargo da Assessoria de Comunicação e Marketing; e Mágila Maria Alves de Souza e Samara Lira na Coordenadoria de Assuntos Estudantis.
A logomarca da entidade também foi decidida por votação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário