domingo, 10 de janeiro de 2010

ABC do Acadêmico

Quem foi que disse que Movimento Estudantil é pra desocupado?


Quando você entra na Universidade, ganha uma cartilha do estudante. Mas tem coisas que você não aprende por lá. Então que tal começar a estudar por aqui?

.



Antes de começarmos nesta batalha para reativar o Centro Acadêmico de Jornalismo, algumas coisas devem ser explicadas. Afinal de contas, nem todo estudante universitário está por dentro desses termos do Movimento Estudantil. Siglas como CA, DCE, UNE, Estatuto, Assembléia, e muitos outros são um mistério para alguns até o momento de se entrar na Universidade. Mas são coisas importantes para se aprender, para que os acadêmicos não sejam lesados e possam lutar pelos seus direitos, tendo um lugar para se apoiar. É pensando nisso que vamos tentar esclarecer alguns desses termos. Pra começar, que tal falar sobre esse tal Centro Acadêmico?

.


Mas afinal de contas, o que é um Centro Acadêmico?

O Centro Acadêmico, ou Diretório Acadêmico, é uma entidade que representa e defende os direitos e interesses dos alunos de um curso dentro da universidade. É o elo entre os acadêmicos e a instituição, promovendo debates, reuniões, palestras e discussões de forma democrática.

É responsabilidade do CA encontrar soluções par as dificuldades e problemas encontrados no curso. Ele deve ser um fiscalizador da instituição, lutando contra qualquer ação que fira os direitos dos estudantes. A diretoria do CA deve garantir que haja representatividade dos estudantes nos departamentos, colegiados, congregações e demais comissões e instâncias.

O Centro Acadêmicos é o centro de toda rede do movimento estudantil, e deve conscientizar o maior numero de estudantes a fim de garantir que a opinião e força de vontade dos jovens sejam levadas em consideração, servindo de referencia e tornando-se um espaço de vivência para os demais estudantes. Por isso, é dele também a responsabilidade de promover atividades onde possa haver essa integração, tal como seminários, festivais de arte, festas, palestra e outros possíveis eventos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário