segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Estatuto provisório


O texto que segue, assim como o próprio estatuto, não está em sua versão final. Como ficou decidido na última reunião do CA (12/11/12), montamos um modelo de estatuto pra que fosse discutido por uma semana até seu fechamento. A partir de então, iniciaremos as coletas de assinaturas para a legitimação do estatuto e do C.A. por parte dos estudantes. O que segue aqui está sujeito a possíveis alterações, e, quando for concluído, será postado novamente.
Pedimos que os comentários sejam feitos apenas no blog, para que não se dissipe no facebook e ficasse entrecortado. Se ficar evidente a necessidade, outra reunião será marcada para resolução de questões. Entretanto, o prazo previsto para a conclusão é até dia 12 de dezembro.


O Centro Acadêmico de Jornalismo
O Centro Acadêmico de Jornalismo se compõe como o órgão de representação estudantil dos alunos deste curso. Instituição apartidária, sem fins lucrativos, que tem como princípios a democracia e a construção coletiva do conhecimento. A função do C.A. é representar os alunos do curso, devendo ser reconhecido e legitimado pelos mesmos. Entre seus objetivos estão a integração dos alunos de Jornalismo entre si, entre a Universidade e a sociedade que existe além dela, a defesa dos interesses e dos direitos dos alunos e o trabalho em prol da melhoria do curso e da própria Universidade.

Breve resumo
O documento aqui presente é resultado de oito reuniões, iniciadas no começo de setembro deste ano. A elaboração do estatuto e a instituição do C.A. foram realizadas por membros da Diretoria Executiva do Centro Acadêmico e com material apenas iniciado em anos anteriores.
 Correspondente à elaboração do estatuto e a instituição está baseada no modelo de auto - representação e autogestão. Isso significa que não houve chapa concorrendo em eleições. O modelo foi estabelecido através de disposição dos cargos para a criação do Centro Acadêmico, e então a formação da Diretoria.
         
Ademais, é recomendável que todos leiam o estatuto e levantem os pontos que achem necessários. 


Lembramos que o prazo para sugestões e observações ao estatuto devem ser escritos nos comentários desta postagem, com o prazo até 12 de dezembro.

Um comentário:

  1. Estou sugerindo aos amigos que estão entrando para o Centro Acadêmico de Jornalismo da Universidade Federal do Acre a inserção do seguinte item no Estatuto do nosso Centro Acadêmico para que posteriormente possamos conseguir uma concessão de Rádio e Televisão Comunitária para o referido curso.
    Atualmente o Ministério das Comunicações através do Governo Dilma abre editais para todos estados e o Centro Acadêmico com esse instrumento contido no estatuto pode requerer autorização para o funcionamento de uma RÁDIO COMUNITÁRIA e uma TV COMUNITÁRIA voltada para a educação.

    Capitulo ll – Das Finalidades e das Atribuições
    Executar o serviço de Radiodifusão e Televisão Comunitária no âmbito da Universidade Federal do Acre.

    Gilberto Moura
    Acadêmico de Jornalismo do 1º Periodo

    ResponderExcluir